sábado, 24 de abril de 2010

Impacto ambiental,meio ambiente e consumo causados pelo lixo

A relação entre o ambiente e consumo é simples de ser feita, pois para produzir qualquer produto é necessário insumo, na maioria dos casos, de recursos naturais (extraídos da natureza), portanto quanto maior o consumo maior são os problemas causados, principalmente numa sociedade como a brasileira, consumista e não eficiente.
Uma das conseqüências imediatas da ineficiência do consumo refere-se à mudança climática, que é um tema mais que atual, é urgente, precisa entrar na pauta de todas as discussões, desde as grandes discussões políticas até aquelas dos jantares de família, isso por que: já estamos vivendo sob um novo modelo de clima, que por sinal não conhecemos. Vemos e percebemos seca nos rios, chuvas torrenciais em época de seca, ventos em época de bonança, furacões em excesso, tempestades tropicais, isso já é um novo tempo; não é o apocalipse, mas está próximo senão tomarmos providências urgentes. Essas não são informações só de outros países, no Brasil já tivemos um furacão em Santa Catarina que arrasou Araranguá; temos solução? Sim, mas temos que mudar o nosso estilo de vida.
Não é possível continuarmos com um modelo de sociedade baseado: no consumo, na exclusão social, nos impactos ambientais irreversíveis, nas práticas agrícolas inadequadas, no uso de sementes transgênicas, no desmatamento para a produção agrícola e de gado, no uso de combustíveis fósseis, no uso da hidreletricidade sem controle, no uso ineficiente do transporte.
A ineficiência da produção e do consumo leva ao desequilíbrio da natureza. Tomemos como exemplo a quantidade e qualidade do lixo que produzimos. Recursos naturais utilizado em excesso, excesso de lixo devido ao baixo re-aproveitamento, destinação inadequada do lixo, e dessa forma produzimos uma desorganização no sistema com conseqüências graves: chorume, emissão de metano, de CO2 e de gases tóxicos, problemas sociais associados aos catadores. Se analisarmos a questão do lixo através de leis científicas (nada se cria, nada se perde e tudo se transforma) vamos perceber que as modificações na natureza serão cada vez maiores e mais impactantes: o chorume é extremamente tóxico e contamina os cursos hídricos (lençol freático, rios, igarapés); a emissão de gases tóxicos produz má qualidade do ar e problemas respiratórios naqueles que inspiram; a emissão de CO2 e de metano tornam mais agudo o efeito estufa; a situação daqueles que sobrevivem nos arredores e dos lixões são precárias, tanto que tange as condições de trabalho, de higiene, de saúde, de lazer.
Uma parte da solução pode começar por nós, na nossa casa, no nosso trabalho, enfim, na nossa vida, por exemplo, usando o princípio RRR que representa REDUZIR, RE-UTILIZAR e RECICLAR que serve como referência para a intervenção na mudança da nossa vida, hoje e no futuro.
Para finalizar, há um importante livro (O Novo Imperialismo de David Harvey, Ed. Loyola) que dá indícios de alguns porquês da questão ambiental, no qual essa está vinculada às questões econômicas, géo-políticas e muito longe dos quesitos sobrevivência da espécie.
Coordenador do Grupo de Pesquisa Energia Renovável Sustentável

Um comentário: